2 de outubro de 2007

Treinos de Muay Thai no TCA


HISTORIA E ORIGENS

Durante o século XIII a migração das tribos Thai foi muito intensa, devido à perseguição dos mongóis que vinham do norte. Em virtude disso alguns estudiosos supõem que o Muay Thai tenham-se originado do Boxe Chinês(Kung Fu), sofrendo, porém alterações significativas através do tempo.

Segundo uma outra corrente, o Muay Thai surgiu durante os repetidos combates entre os Thailandeses e seus vizinhos da Birmânia, do Khmer e do Vietnã. Uma antiga lenda Thailandesa conta a história de um lutador chamado Nhai-Khon-Don, que após ser capturado pelos birmaneses, conseguiu se libertar de 12 espadachins. Em homenagem a este homem realizam- se anualmente torneios de Muay Thai.

Segundo uma outra lenda do século XIV, o resultado da luta de dois boxeadores determinaria o nome daquele que subiria ao trono da Thailândia . Após a morte do velho Rei Sem Muang Ma, seus filhos Feng Kong e Yi Kumkam não conseguiram chegar a um consenso sobre qual dos dois assumiria o lugar do pai. Essa rixa quase se transformou em guerra civil. Os representantes dos dois lados decidiram, então, que o futuro rei seria o lutador que se sagrasse campeão em uma luta de boxe. O vencedor , coroado rei, foi um lutador do acampamento de Yi Kumkam. O registo mais antigo sobre Muay Thai é do ano de 1560 e descreve a luta entre o príncipe Thailandês Naresuon e o herdeiro do trono birmanês. A luta durou algumas horas e terminou com a morte do herdeiro do trono da Birmânia, o que fez com que o seu povo, após perder o seu líder, suspendesse o ataque aos Thailandeses.

Muay Thai teve o seu ponto alto durante o reinado de Pra-Chao-Sua (início do século XVIII), que também era mestre nesta arte marcial. Conta-se que o rei, chamado "O Tigre", tinha o hábito de sair secretamente do Palácio para participar em torneios de luta. Para não ser reconhecido, usava uma máscara e, na grande maioria das vezes, vencia seus adversários. Nesta época, o Muay Thai fazia parte da preparação para a formação militar, era ensinado em todas as escolas.

Antigamente não havia categorias (definidas de acordo com peso) e nem os rounds. As lutas eram muito violentas; os lutadores lutavam descalços e sobre as mãos usavam bandagens de cânhamo ou de tecido de algodão; a proteção do baixo ventre era feita com cascas de coco. Eram permitidos todos os tipos de técnicas de ataque com as mãos, braços e pés, com pouquíssimas restrições. Para fortalecer os punhos e os pés, o treinamento incluía, entre outros, bater em troncos de palmeiras, correr longas distâncias e exercícios dentro da água. A alimentação dos lutadores era basicamente vegetariana. Também era vegetariana a alimentação dos monges budistas de Shaolin, líderes na codificação do Kung Fu chinês.

As aplicações de algumas técnicas desta época mantiveram-se inalteradas até aos dias de hoje. Após a 2º Guerra Mundial, porém, o Muay Thai sofreu grandes mudanças, sobretudo no tocante às regras. As mudanças fizeram com que esta antiga arte marcial se transformasse numa modalidade desportiva de luta muito atraente, contando actualmente com um elevado número de adeptos. Estas pessoas dedicam-se ao Muay Thai para aprimorar a autodefesa ou, simplesmente, praticar um desporto.

Sem comentários: